Aparelhos auditivos em plataforma binaural

Grande Tarde – Sonotone
23 Agosto, 2017
OMS – prevenção e tratamento da perda auditiva infantil
23 Março, 2018
Mostrar tudo

Aparelhos auditivos em plataforma binaural

Plataforma binaural aplicada a aparelhos auditivos, desenvolvida pela Siemens, prevê melhores resultados para os utilizadores relativamente a quem ouve normalmente.

A natureza dotou-nos de dois ouvidos para que a nossa audição funcione de forma binaural, ou seja, estes dois recetores captam o som e, entre si, localizam a origem desse mesmo som. Devido aos distúrbios do ar, o som viaja em ondas. Logo, o som mais próximo de um ouvido chega um pouco mais alto e mais adiantado do que ao outro ouvido.



Combinando estas diferenças entre o tempo e a intensidade registadas pelos dois ouvidos, o cérebro identifica precisamente a origem do som.

A audição binaural torna-se, assim, particularmente importante para a nossa orientação em ambientes ruidosos, como o trânsito ou uma estação de comboios. Quando um indivíduo perde audição essa perda não se manifesta, necessariamente, da mesma forma nos dois ouvidos.

Os aparelhos conseguem compensar a falta mas há que ajustar as funções dos dois ouvidos. A fim de imitar a audição binaural natural, os dois aparelhos auditivos devem ser emparelhados, da mesma forma que o cérebro usa a entrada sincronizada dos dois ouvidos, como se fossem dois microfones.

Aparelhos Binaural

Aproveitando a tecnologia e2e original, e2e wireless ™ 3.0, é possível a troca de sinais de áudio entre os dois aparelhos em ajuste bilateral.

Assim, cada aparelho não só utiliza a informação captada por si, mas também os sinais acústicos recebidos pelo 10 aparelho do outro ouvido, distribuindo o som de forma automática em função das condições de ruído externas. Tendo em conta as diferentes circunstâncias a que estamos sujeitos – vozes, vento, trânsito, etc… – a Siemens criou o sistema Binax, uma plataforma inspirada no processo de audição binaural e que ajuda o utilizador a focar-se no que realmente quer ouvir, eliminando todo o ruído indesejado.

De acordo com um estudo clínico independente, a plataforma Binax desenvolvida pela Siemens permite aos utilizadores ouvirem uma conversa, em lugares barulhentos, melhor do que alguém que ouve normalmente.

Em equipamentos de dois microfones como Carat Binax ™, Pure Binax ™ ou Motion Binax ™, isto significa que cada instrumento funciona com a entrada de quatro microfones.

Juntos, numa combinação bilateral, criam uma rede de oito microfones virtuais. Da mesma forma, e2e wireless 3.0 permite que os aparelhos de microfones individuais, tais como os minúsculos CICs Insio binax, troquem sinais de áudio entre si.

Em acessórios bilaterais, criam uma rede de quatro microfones virtuais.